463 Visita(s)

Se você pretende tirar o seu primeiro passaporte, vamos lhe mostrar todo o processo passo a passo:

1) Documentos para passaporte: quais são necessários?

Para solicitar o passaporte  é necessário reunir toda a documentação exigida. Os documentos para passaporte que você deve levar ao posto da Polícia Federal, são:

  • Documento de identidade: que pode ser o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior ou carteiras de identidade expedidas por comandos militares ou órgãos públicos. O documento deve estar em bom estado e com menos de 10 anos de expedição;
  • Certidão de nascimento: obrigatória apenas para quem já teve o nome alterado ou para crianças menores de 12 anos, que ainda não tenham outro documento de identidade;
  • Título de eleitor e documento de quitação com o serviço militar: desde dezembro de 2017, a consulta da situação eleitoral e do serviço militar é feita online no momento do atendimento;
  • CPF: do próprio solicitante caso seja maior de idade, ou de um responsável legal para de menores de idade;
  • Passaporte anterior: ou um boletim de ocorrência em caso de roubo. Caso o solicitante não leve o passaporte anterior, a taxa a ser paga será cobrada duas vezes;
  • Comprovante de pagamento da GRU
  • Fique atento: para solicitar o passaporte de menores de 18 anos, é necessário levar uma autorização de ambos os pais ou do responsável legal. Além disso, o solicitante deve estar presente. O modelo de autorização pode ser encontrado no site da Polícia Federal.

E lembre-se, se você estiver reunindo os documentos para passaporte de uma criança menor de 3 anos, deverá levar uma foto 5×7, recente, colorida e com fundo branco, além da certidão de nascimento e CPF do responsável.

2) Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Você deverá apenas preencher o formulário com seus dados pessoais e documentos, fornecendo o número de todos os documentos exigidos. Portanto tenha todos eles em mãos na hora de fazer a solicitação.

3) Taxa GRU – Guia de Recolhimento da União

Assim que você terminar de preencher o formulário e fizer o agendamento, será emitido um boleto para o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União). É necessário efetuar o pagamento e guardar o comprovante para levá-lo ao posto da PF, no dia do seu atendimento.

O comprovante é importantíssimo e, sem ele, você não conseguirá emitir seu passaporte. Atualmente, o valor da taxa é de R$ 257,25 para o passaporte comum e R$ 344,42 para o passaporte de emergência.

4) Atendimento no posto da Polícia Federal

No dia marcado, chegue ao posto da PF com pelo menos 30 minutos de antecedência e com todos os documentos necessários. O atendimento geralmente é bem pontual e não demora muito.

Os documentos serão conferidos, e você vai tirar uma foto 3×4 no próprio local, portanto não precisa se preocupar em levar uma,  além disso, vão recolher suas digitais e assinatura.

Depois disso, você receberá um papel informando o dia em que seu passaporte estará disponível para retirada e deve voltar ao mesmo posto para buscá-lo em até 90 dias. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pelo site.

5) Retirada do passaporte na Polícia Federal

Para buscar o seu passaporte basta comparecer no dia e local indicado com documento de identidade em mãos. O documento somente será entregue pessoalmente e ao titular!

Publicado ao som de Dj Nightmare – The Power